Google+

domingo, dezembro 15, 2013

A felicidade...


Senão acontece isso, ó...
A Felicidade - Tom, para sempre Jobim...
Quem busca a felicidade nas coisas passageiras do mundo estará garantindo um lugar na multidão dos desiludidos.
Quem ainda não ouviu ..."eu [só] quero ser feliz, como todo mundo..." Prestou atenção ao "só"? Como se a felicidade fosse vendida na Rua 25 de Março, a preço de bijuteria ou - como querem os esnobes "desgranados" - sem grana :))) - "semi joia".
Fala sério, ou é joia ou é bijuteria. Essa coisa de "semi-joia" é de doer na válvula mitral ...
Felicidade é um estado de espírito mas é preciso se decidir a ser feliz.

Demais disso, alguém sabe - de verdade - o que é "ser feliz" ?
Minha experiencia de "felicidade" é a de que felicidade e sentimento de gratidão são uma e mesma coisa. Acho que quando o "sentimento de gratidão" ocorre e nos toma por completo, a felicidade que sentimos repercute no Universo. Como se um beija-flor levasse uma gota de água no bico para aumentar o Oceano. O beija-flor não está interessado em quanto o oceano aumentará; ele só se interessa em acrescentar a sua gotinha... E o que nos dá esse sentimento de gratidão, esse arrebatamento do espírito, não pode ser medido ou quantificado e, felizmente, não pode ser materializado.
Lembro de quando tive consciência dessa sinonímia "felicidade-sentimento de gratidão"...Estava a sair da Estação Bresser do metrô e, naquele momento, de uma árvore - desculpem, não sei o nome - "choveram" flores sobre mim. Espontaneamente ergui os olhos para a "árvore" e sorrindo disse : "Ah, muito obrigada...", como se aquelas flores tivessem sido dirigidas a mim em especial. O que eu senti depois de agradecer é impossível de descrever de tão intenso e arrebatador. Posso garantir, porém, que sempre que aquele fato volta à lembrança, parte do sentimento também retorna.
Quanto custou ? Nadica de nada... O que sei, de saber sabido, é que aquele momento é agora parte do meu patrimônio para a Eternidade. Agradecer tornou-me mais rica, muito, muito mais rica... Aprender a agradecer é fundamental para nossa saúde mental. E podemos criar um montão de ocasiões para praticar o agradecimento. Podemos, por exemplo, agradecer quando damos algo de nós mesmos (um sorriso, uma palavra, um lanche...) a alguém.
E por quê agradeceríamos se estamos dando ao invés de recebendo ?, poderão argumentar.
Digo apenas que ..."Vinde a mim, benditos de meu pai, porque tive fome e me destes de comer..."
Ouvir na acústica da alma estas palavras de Jesus justifica não perder NENHUMA oportunidade de fazer algo de bom para... qualquer semelhante.
Aí, então, encontra-se o "ser feliz"...